Temperatura e cuidados durante a cocção dos alimentos

A cocção é a etapa onde os alimentos recebem tratamento térmico e devem atingir no mínimo de 70°C no seu centro geométrico para assegurar a qualidade higiênico-sanitária do alimento em questão, devem-se manter as preparações a temperaturas superiores a 60ºC por no máximo seis horas; (RESOLUÇÃO N° 216, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004 – ANVISA).

A temperatura acima de 70º é essencial para eliminar grande parte das bactérias que podem estar presentes nos alimentos como: salmonella, E. coli e staphylococcus aureus.

🔺Orientações gerais para realizar a cocção

Evite o cruzamento entre os alimentos “cru x cozido” e “limpo x sujo”. Exemplos de cruzamento são:

Alimento sem higienização junto com alimento pronto para consumo;

Ingredientes usados para decoração sem a prévia higienização;

Uso do mesmo utensílio para diferentes preparações.

Observe os cuidados na manipulação e utilização de utensílios, para evitar a contaminação cruzada no porcionamento das preparações prontas.

Retire a quantidade correta necessária de matéria-prima a ser utilizada, com base no consumo médio.

Proteja os alimentos prontos, garantindo que estejam sempre cobertos com tampas ou filme plástico, identificados e sobre temperatura controlada.

Por mais básica que essas informações pareçam, colocar em prática esses controles durante o processo de cocção dos alimentos é fundamental para se garantir um alimento seguro aos seus clientes.

💚Conte com a Otimize Consultoria em Serviços de Alimentação para capacitar a sua equipe em boas práticas de manipulação.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa política de privacidade e proteção de dados pessoais.

X
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Converse conosco no Whatsapp